A Luz Vermelha que invade as casas da mente

Projeção no CCBM
1
Julio Cruz · Contagem, MG
25/2/2013 · 0 · 0
 

Propostas audiovisuais irrestritas que combinam música e vídeo estavam na pauta de ontem para os shows da noite de sexta do Grito Rock Juiz de Fora. Num combinado entre a musicalidade e as propostas performáticas e artísticas do Galanga e do Ou Sim, e as projeções da Coluna da Luz Vermelha, a noite foi recheada por Interferências Imaginárias, culminando num laboratório de possibilidades e combinações.

A Coluna da Luz Vermelha fez um recorte que combina o primeiro cinema dos Irmãos Lumiere, passando pelos movimentos cinematográficos soviéticos de Vertov e Eisenstein, chegando às diferentes propostas históricas do cinema brasileiro de Humberto Mauro, Glauber Rocha e Rogério Sganzerla e as propostas contemporâneas dos grupos que se apresentaram no CCBM. O dialogo é na poética imagética com a poesia musical de Galanga e Ou Sim e as imagens em movimento projetadas no teatro do centro cultural.

Do contexto criado pelos dois grupos surgiu um misto de reinterpretação e ressignificação das imagens e das palavras proferidas. A cena clássica da Escadaria de Odessa de Eisenstein misturada à poesia sobre morte e fome cultural, revolucionaria, reafirmando uma poética de maneira visceral. As palavras cantadas em performance caricatural de Ou Sim, imersas nas imagens da comédia de W. C. Fields, Pool Sharks, aceleradas pela Coluna, remontam a poesia criada pelos dois grupos.

Num resumo, a noite possibilitou um novo dialogo entre as imagens e o som executado ao vivo, que ultrapassam a perspectiva de som e imagem, criando algo novo, um reino semiológico vasto na figuração criada entre três perspectivas áudio e visuais que entraram em choque na noite cultural de Juiz de Fora.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados