Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Broas made in Acre

1
Rosiane Farias · , AC
18/3/2006 · 150 · 1
 

Saborosas, crocantes, macias de desmanchar na boca à primeira mordida, assim são as famosas broas, feitas há 27 anos pelas mãos de Frascisco Pereira da Silva, 61 anos, o Chico da Broa. Produto artesanal e "made in" Acre, a receita do biscoito é simples: água, açúcar, goma de macaxeira e clara de ovos.

“Herdei de um compadre lá do Ceará, é simples, mas é preciso habilidade para que fique saborosa e crocante. A goma tem que ser pura, se tiver alguma impureza não serve. Mas, tem que ter carinho”, receita Chico da Broa.

Na pequena fábrica montada em sua casa, no quilometro 57, da estrada de Porto Acre, Chico da Broa, com ajuda do filho, fabrica as broas que serão comercializadas, aos sábados e domingos, em uma pequena banca, no Mercado Elias Mansour (Centro de Rio Branco).

Todo o processo de fabricação artesanal do produto demora dois dias para finalizar. O artesão conta que a produção chega a 400 sacos de broas, comercializados de 1 a 4 reais, cada, o que para o fabricante, assegura o sustento da família.

“Consegui criar meus filhos vendendo as broas. Até porque me conformo com tudo aquilo que Deus me dá”. Um dos sonhos de Chico da Broa é expandir o pequeno negócio, começando com investimentos na pequena fábrica artesanal, para em seguida conseguir legalizar a marca e junto ao mercado, o selo de qualidade para comercialização das saborosas broas. “Até porque pretendo comercializar as broas em supermercados, mercearias e outros estabelecimentos comerciais. A gente tem que pensar assim. Meu produto é bem aceito”, destaca.

Sabor natural e inconfundível

Chico da Broa possui uma clientela eclética, de pessoas mais simples a políticos e empresários. Alguns clientes arriscam dizer que as saborosas broas tem algo de ‘sagrado’, pelo menos no formato, pois se assemelham a uma hóstia.

“Sagrada ela é no sabor. É isso o que meus clientes costumam dizer. Alguns brincam falando que parece a uma hóstia”, diz Chico da Broa. Degustador da saborosa broa, cliente antigo de Chico da Broa, Francisco Maia, não consegue ficar sem o produto, e todos os finais de semana corre ao mercado.

“Conheço o Chico há 20 anos. As broas que ele fabrica são deliciosas. É um produto ótimo, aceito pela maioria. O sabor é inconfundível e o que chama mais atenção é que não tem influência química. É um produto natural”, discorre o antigo cliente.

Como fabricar a broa

Tempo de fabricação para 400 sacos: 2 dias
Ingredientes: água, açucar, goma e clara de ovos

A broa é toda feita no fogão a lenha, o que para Chico da Broa dará um sabor melhor ao produto, tornando-o 100% natural.

Primeiro a goma é colocada no fogo para derreter e se transformar num grude. Em outro vaso se coloca o açúcar, que vai ao fogo, para em seguida acrescentar o grude, formando uma espécie de melaço. Deixa ferver até apurar, põe para esfriar para depois acrescentar o restante da goma aos poucos, mexendo, mexendo até formar uma massa parecida com a do pão. Depois se mistura na massa a clara dos quatro ovos - isso se forem utilizado os quatro quilos de açucar. Bata a massa até que a mistura fique homogênea. Agora é só levar a massa numa mesa limpa para cortar no formato das broas. Abre-se a massa com o rolo e com um molde, que pode ser a boca de um copo. Depois é só levar ao forno em formas para assar no forno à lenha.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
luciana.christante
 

HACKED by @KoubackTr

luciana.christante · São Paulo, SP 18/3/2006 10:07
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados