Um dia um aluno me perguntou: o que quer dizer webwritter? Fiquei meio atônito, porque poderia dizer, simplesmente, que o termo significa "escrever para web" ou definir quem é este profissional e qual suas funções. Eis aqui uma questão de nomenclatura que pode ser mais complexa do que aparenta à primeira vista. Como definir o nome de sua atividade? Webwriter? Redator de web? Jornalista? Conteudista? Tudo depende, em grande parte, do tipo de serviço que você é capaz de oferecer ao cliente.
Quando um profissional é contratado para administrar todo o conteúdo (jornalÃstico e publicitário) de um portal é convencionalmente chamado de Editor ou Gerente de Conteúdo. Já o colega que tem a função de correr atrás das últimas notÃcias continua sendo um repórter do portal para o qual trabalha. Existem ainda aqueles jornalistas incumbidos de produzir textos opinativos - artigos - ou simplesmente de formatar o site utilizando testÃculos e Ãcones que facilitem a navegação, como FAQs. Embora divididos em funções, todos podem ser considerados webwritters. Assim sendo, este é mais um caso onde a praticidade supera o preconceito.
Como a profissão ainda é nova, muitos criadores de conteúdo preferem se apresentar simplesmente como redatores, o que não deixa de ser elegante e discreto. O mais importante é que você esteja bem à vontade com a definição que escolher. Porque o nome de sua profissão é tão importante quanto a expectativa depositada nele por você e por seus clientes. Veja o que diz o jornalista Bruno Rodrigues, autor do livro Webwriting.
...Webwritter é o profissional que atua em mÃdias digitais, tendo como objeto de trabalho não só o texto propriamente dito, mas também toda e qualquer informação textual ou visual que seja veiculada. Sendo assim, sua preocupação não deve estar restrita à precisão, qualidade e criatividade do texto, mas também a questões ligadas à organização e à facilidade de acesso à informação. Tendo em vista atuar em um segmento tÃpico da Era do Conhecimento, necessita adotar uma postura diferenciada em relação aos redatores tradicionais, assumindo um paradigma construtivista, onde promover, instigar e facilitar o diálogo seja uma prioridade constante...
...Também não pode esquecer que nas mÃdias interativas o poder está todo nas mãos do usuário, o que faz com que seu texto precise assumir sempre uma postura persuasiva. Assim, conhecimentos de marketing são fundamentais para um bom desempenho profissional, bem como intimidade com o meio digital. Conhecimentos de estatÃstica e domÃnio de softwares de medição de audiência também são importantes...
Dicas para melhorar seu webtexto!
HIPERTEXTO
O grande diferenciador de linguagem na Internet é o hipertexto. Ele cria uma nova sintaxe porque num mesmo texto você pode se remeter à vários outros oferecendo ao leitor uma gama variada de conteúdos.
QUALIDADE
O critério de qualidade do texto vale tanto para a Internet quanto para o papel. Não há linguagem nova que desobrigue o texto de ser bom, legÃvel, compreensÃvel. O texto só ganha vida quando é consumido e entendido pelo leitor.
DIMENSÃO
Um texto para internet tem que ter o tamanho que a informação exigir. Na informação rápida não se pode esquecer de um ponto crucial: o porquê. Quem entra na Internet quer saber o porquê dos fatos. A velocidade não supera a qualidade da informação, tem que ser um "plus". A internet deve funcionar como um banco de dados e não apenas como um veÃculo de informação.
RACIOCÃNIO
Antes de se sentar ao computador e blablablá, blablablá, pare e pense! Forme um raciocÃnio. Você não vai escrever direito na web se não pensar direito.
APERFEIÇOAMENTO
A alma do webwriting é a busca de aperfeiçoamento; webwriting é um raciocÃnio constante de como distribuir informações pelos ambientes digitais. A isso damos o nome de arquitetura da informação: o principal caminho do webwriter no futuro. Não esqueça: se o texto não for persuasivo, adeus! Seja objetivo e agregue boa navegabilidade ao seu conteúdo. Coloque as informações onde o usuário quer encontrá-las.
ROTEIROS
É muito importante conhecer a estrutura de um roteiro, saber contar uma história.
CADÊNCIA
O texto na internet deve ter cadência como uma boa música: envolva o internauta para que ele se sinta atraÃdo a ler a idéia seguinte. É preciso, o tempo todo, estar próximo do leitor, levando em conta que as pessoas navegam de forma intuitiva e não racional. Escreva textos envolventes, soltos, sintéticos; respeite a pontuação e saiba explorar os atributos de uma marca quando seu objetivo for publicitário e não jornalÃstico. A idéia principal deve estar em evidência logo no começo do texto.
SINTONIA
Quanto às ferramentas de propaganda online, o pop-up, por exemplo, dá muito resultado, mas é preciso respeitar o consumidor, acertar o passo com o usuário.
PORTUGUÊS
É importante estar atento ao português. Embora o inglês seja a lÃngua dominante na rede, não é nossa lÃngua nativa. Por isso, mais de 90% do tráfego na internet acontece dentro do paÃs. Há uma preferência por sites de lÃngua portuguesa.
INTERPRETAÇÃO
O webwriter pode trabalhar a notÃcia online agregando à instantaneidade um tratamento de colunismo, de comentário. Na rede, há um excesso de informação que o webwriter pode capturar e traduzir para o internauta. Mas é preciso muito cuidado com textos longos, por isso, usar bem os links é uma questão vital.
COMBINAÇÃO
Entre o texto jornalÃstico e o publicitário (predominantes na Internet) há uma linguagem escrita própria da rede que agrega estas duas caracterÃsticas, entre outras. Quanto melhor a mistura, maior a eficiência do texto. Uma boa receita pode ser a seguinte: um texto comprometido com os fatos, com a verdade, mas com um toque muito pessoal de persuasão.
PARCERIA
Não existe webwriting sem webdesign. A palavra conteúdo vem do inglês content, que designa o conjunto de informações veiculadas via Internet, a soma entre texto e design. A harmonia entre os dois é o ideal e depende da qualidade da parceria entre o webwriter e o webdesigner.
OBJETIVIDADE
Economizar tempo é chave na rede. Vá direto ao assunto. Torne acessÃvel a informação que o internauta procura. Use o princÃpio da pirâmide invertida onde a informação principal vem logo no primeiro parágrafo.
CONCISÃO
Dê preferência a textos curtos. Mas não deixe faltar informações. Se o tema abordado for complexo utilize o link, a principal ferramenta do webwriter. A habilidade em usar os links é o ponto fundamental para um texto conciso e com informações completas. Habitue-se a focar o que é estritamente relevante numa informação, lembre-se da tecnologia Wap: O tempo é curto e o espaço pequeno.
INTERATIVIDADE
É o princÃpio básico da rede. Converse com seu leitor. O bom texto para a Net é um convite para que o internauta participe, seja lá como for.
VISIBILIDADE
Normalmente, o internauta não lê o texto, ele escaneia o texto procurando pelo ponto chave da informação. E a poluição visual não está só nas ruas das grandes cidades. Está na Web também! O excesso de informações numa página deixa o internauta confuso e cansado. Há diversos recursos tecnológicos para resolver este problema: Home pages intermediárias, menus pull-down e banners criativos são alguns deles.
NAVEGABILIDADE
A precisão desta caracterÃstica depende da qualidade da parceira entre webwriter e webdesigner. O texto não pode ser tratado como uma peça isolada numa webpage, ele deve integrar-se ao design tornando acessÃveis e atraentes as informações. Assim, é muito mais fácil fisgar o visitante! A utilização correta do link é a maior responsável pela boa navegabilidade de um site. Use toda a tecnologia disponÃvel a favor do seu texto!
ARQUITETURA
A grande ferramenta para melhorar a visibilidade de seu texto é a “Arquitetura da Informaçãoâ€, ou seja, refletir sobre a melhor maneira de disponibilizar as informações num site criando um projeto adequado para organizá-las, como numa obra de cimento e tijolos. Coloque uma idéia em cada parágrafo, use tÃtulos, subtÃtulos, intertÃtulos e sumários.
LINGUAGEM
Dê preferência à uma linguagem informal, leve, coloquial. Se puder, escreva como se estivesse conversando. Mas não tenha isto como uma regra imutável. Há casos (como em sites corporativos ou trabalhos acadêmicos) nos quais é necessário usar a forma culta ou formal.
ORTOGRAFIA
Todo mundo está te olhando. Se a sua profissão é escrever para a Internet, você pode criar neologismos e usar os jargões e gÃrias próprios da rede, mas não pode cometer erros gramaticais. Estude gramática!
HUMOR
O ambiente da Web é predominantemente bem humorado. Dê preferência ao texto leve, mas sem exageros. O importante é que o humor seja criativo e acima de tudo muito bem dosado.
CRIATIVIDADE
É preciso ser criativo ao redigir um texto para a Web. Pense e repense sobre a construção dos textos e como distribuÃ-los melhor no site. Procure soluções criativas, inove, crie, mas não viaje demais, principalmente se o assunto for conteúdo corporativo ou para intranets onde o webwriting tem caracterÃsticas especÃficas.
CONCLUSÃO
Esqueça tudo que você leu até agora e aprenda a pensar... pensar... pensar... Escrever na Internet é um exercÃcio constante de refletir sobre o conteúdo. É estar antenado o tempo todo com tudo que está acontecendo no mundo online. Não esqueça: Nada na rede é definitivo!
Visite meu blog: http://robsonfraga.blogspot.com
Parabéns pelo texto, muito bom! E um webwriter deve navegar muito, estar nas rede sociais e interagir ao máximo com os internautas.
Patricia Canarim · Rio de Janeiro, RJ 31/8/2009 21:33Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
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