Fruto de uma parceria artÃstica, sócio-cultural e educativa entre artistas do Brasil e do Reino Unido, o projeto de teatro contemporâneo HOTEL MEDEA acaba de ser contemplado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, do Ministério da Cultura, e levará para a Europa oito artistas brasileiros - do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Maranhão - que participarão da estréia mundial do espetáculo: Carlos Rezende, Cidel Trindade, Dj Dolores, Flávio Rabelo, Gabriel Zisels, Jorge Lopes Ramos, Raquel Aguilera e Urias de Oliveira.
Hotel Medea – 3 performances da meia-noite ao amanhecer é uma realização teatral criada em parceria pelos grupos londrinos Zecora Ura Theater e Para-Active/The Urban Dolls, além do Centro de Conspiração Popular Gargarullo, do Rio de Janeiro, como resultado de várias residências interculturais pela Europa e pelo Brasil, em estudo e processo artÃstico sobre o mito grego de Medéia. O trabalho envolve a pesquisa e a re-apropriação de elementos urbanos (do encontro humano com as novas tecnologias de relacionamento e entretenimento) e de elementos tradicionais (das danças, dos mitos dos Orixás e daqueles buscados nos encontros realizados nos estados brasileiros de Pernambuco e Maranhão, como o Boi e o Cavalo Marinho).
Por sua natureza contemporânea de viver em permanente processo de construção, o espetáculo é desenvolvido através do intercâmbio entre artistas residentes no Brasil e em Londres desde o Drift Project, ocorrido em dezembro de 2006. Trata-se de uma residência intensiva de treinamento e criação que resultou na concepção do espetáculo. Liderado pelo diretor artÃstico e membro-fundador da Cia. Zecora Ura, Jorge Lopes Ramos, o coletivo de criação é uma mistura de teatros internacionais e interculturais, música contemporânea e artistas que trabalham com mÃdia interativa, incluindo o dramaturgo Marc Von Henning (Cia. Primitive Science, Londres/UK); o compositor e produtor musical brasileiro DJ Dolores (Recife-PE); o diretor, ator e aderecista Urias de Oliveira (Cia. Tapete Criações Cênicas -São LuÃs/MA, Brasil); e a atriz, performer e preparadora psicofÃsica Persis-Jade Maravala (Cia. Para-Active, Londres/UK). No elenco, além de brasileiros, gregos e ingleses, fazem parte artistas da Nigéria e do Yemen residentes em Londres.
“Hotel Medea é o ponto médio entre a terra natal e o exÃlio. Este projeto reflete o próximo passo na releitura da identidade brasileira aos olhos do estrangeiro. A montagem é resultado do desejo de permanecermos constantemente acordados num mundo anestesiado e encontrar nosso público cara a cara, de um para um. Para fazer a ponte entre o encontro real e o virtual durante a performance, continuamos a pesquisar e queremos reinventar aspectos mundanos da comunicação diária e da interação humana, como, por exemplo, o uso de suportes tecnológicos cotidianos: aparelhos celulares, máquinas e filmadoras digitais, internet e etc.â€, resume o sumo do espetáculo o diretor Jorge Lopes Ramos.
Na adaptação dramatúrgica, Hotel Medea conta com a participação do escritor londrino Marc Von Henning, uma das mais importantes figuras do teatro contemporâneo europeu, fundador da companhia teatral Primitive Science, e responsável por traduzir e dirigir peças de Bertold Brecht e Heiner Muller, no final da década de 1980 e no inÃcio da década de 1990. Von Henning conheceu em vida Heiner Muller, que assistia e recomendava pessoalmente as montagens do escritor para suas obras mais reconhecidas: Hamlet Machine e Medea Material.
O multi-gênero DJ Dolores é o criador da trilha sonora do espetáculo. Artista do efervescente cenário da música eletro-contemporânea e popular brasileira, Dj Dolores já remixou faixas de composições de Gilberto Gil e Taraf de Haïdouks; foi convidado a fazer parte, junto com David Byrne e os Beastie Boys, do projeto Wired Magazine, e ganhou prêmios dentro e fora do Brasil, como o 2004 BBC World Music Award, o Prêmio TIM de Música Eletrônica 2006, e o de melhor CD pelo Sunday Observer, a publicação mais respeitada de música em Londres, com o disco1 Real, lançado no inÃcio de 2008.
Hotel Medea vem buscando a base de sua sustentabilidade através de apoios e iniciativas que invistam, principalmente, no desenvolvimento das ações de intercâmbio cultural e educativo do projeto. Devido à s formações de seus participantes e seus vÃnculos estabelecidos com ongs, universidades, grupos teatrais e centros culturais, os atores, atrizes e equipe técnica do Brasil, além da dedicação ao espetáculo, ministrarão cursos de formação da cultura brasileira para os artistas estrangeiros que fazem parte do espetáculo, durante a estadia na Europa: folguedos, danças populares; formação da lÃngua portuguesa brasileira, repentes e outras manifestações poéticas baseadas no improviso; capoeira, circo popular e performance farão parte deste intercâmbio de aprendizagem. Da mesma maneira, ao retornarem para a turnê pelo Brasil, os integrantes estrangeiros do grupo ministrarão oficinas para atores e não atores, difundindo os aprendizados dos treinamentos realizados durante o processo.
Em residência no teatro do CPC Gargarullo, na cidade serrana de Miguel Pereira/RJ, o coletivo de Hotel Medea abre as portas para os Ensaios Abertos do projeto, e convida a imprensa, crÃticos, artistas, produtores e público do Rio Janeiro para assistirem ao final do processo de preparação para a temporada mundial do espetáculo, que acontecerá em Londres, no dia 22 de janeiro, e no Festival de Edimburgo, em agosto de 2009.
Os Ensaios Abertos acontecem nos dias 14 e 15 de novembro (sexta é sábado), e a entrada é franca. Os interessados em assistir deverão ligar para o telefone (24) 2484-2286 e reservar seu lugar, pois a capacidade de público é limitada a 50 espectadores por noite.
Onde? No Centro Popular de Conspiração Gargarullo, na cidade serrana de Miguel Pereira-RJ (Av. Roberto Silveira, 619 - Centro).
O horário? Da meia-noite ao amanhecer.
Para maiores informações sobre o projeto Hotel Medea, visite o site, assista ao vÃdeo, leia o que o Jornal do Brasil , o jornal Tribuna da Imprensa e o Portal da Educação Pública escreveram, e veja o que a Vision News TV (Inglaterra) divulgou sobre o espetáculo.
COLETIVO DE CRIAÇÃO
HOTEL MEDEA(em ordem alfabética)
LONDRES
Annedore Bergner
Antigoni Spanou
Becca Savory
David Alcorta
James Turpin
Jorge Lopes Ramos
Kristina Hjelm
Liam Stevens.
Lisa Lapidge.
Lise Marker
Marc Von Henning
Nela Brown
Nwando Ebizie.
Persis-Jade Maravala.
Rachel Rowlinson
Thelma Sharma.
BRASIL
Carlos Rezende
Cidel Trindade
DJ Dolores
Eris Maximiano
Flávio Rabelo
Gabriel Zisels
Leandro de Maman
Márcia Shoo
Pedro Emmanuel
Pedro Lucena
Raquel Aguilera
Urias de Oliveira
VirgÃnia Maria
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!