Um encontro da Juventude Latina e Caribeña

http://25.media.tumblr.com/tumblr_m6dx1cuHQw1qfxvyxo1_500.jpg
Escola Regional: uma possibilidade de discutir políticas para juventude
1
Tati de Assis · Goiânia, GO
29/7/2013 · 1 · 0
 

Até amanhã, dia 30 de julho, está aberta a convocatória para seleção de participantes da Escola Regional MOST/UNESCO que terá como tema Juventude, Participação y Desenvolvimento Social na América Latina e Caribe. O evento será realizado em Brasília, de 7 a 12 de Outubro. Um dos objetivos da atividade é discutir e analisar os mecanismos que possibilitam a intervenção dos jovens na vida política, econômica e cultural. Para participar do evento é necessário que o candidato atue como pesquisador em Ciências Humanas e Sociais, ou integre movimentos e organizações da sociedade civil.

A Escola Regional prevê benefícios aos participantes do evento. Há previsão de custeio da hospedagem, traslado e alimentação, durante e no local da atividade. Os candidatos melhor classificados na convocatória poderão ainda contar com apoio integral ou parcial em passagens aéreas ou rodoviárias. Em contrapartida, terão como obrigações frequentar todas as atividades do evento (100% de presença), e se solicitados, redigir textos sobre as temáticas.

Ao promover o encontro entre acadêmicos e representantes de grupos que discutem e promovem cotidianamente transformações, a Escola Regional possibilita o intercâmbio de conhecimento. Possibilita que formulação de políticas públicas para juventude seja feita a partir da conjugação entre teoria e prática social. Talvez, a divulgação da atividade, majoritariamente realizada pela internet, prejudique movimentos e organizações que não acessem com frequência a rede.

A importância da Escola Regional MOST/UNESCO para o Brasil

Segundo a Diretora da Área Programática e coordenadora do Setor de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil Marlova Noleto, a realização do evento é uma oportunidade para o Brasil expor seu pioneirismo na área. O país possui uma Secretaria e um Conselho Nacional voltado para discussão de temas relativos aos jovens. Em 2013, instituiu o Estatuto da Juventude que estabelece as diretrizes que irão nortear a elaboração de políticas públicas para os cidadãos de 15 a 29 anos.

A Escola Regional será promovida no Brasil pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil (SNJ/SG/PR) e pela Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ). Apoiam a iniciativa o escritório da Unesco no Brasil e a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO, Brasil).

_ _ _

Para ouvir no momento da inscrição: http://www.youtube.com/watch?v=DkFJE8ZdeG8

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados