Nos dias 29 e 30/03 aconteceu no SESC a I MOSTRA DE ESQUETES DA FETEARR e foi o maior sucesso. Casa cheia nos dois dias. Viramos a página da história do teatro em Roraima. Muita gente nova se apresentou nesses dois dias. Os grupos que compõe a Federação de Teatro de Roraima - FETEARR deram um show. Teve de tudo, para as crianças e para os adultos. Ao final, o público ainda ficou um tempo aguardando mais alguma apresentação e foi preciso a apresentadora se despedir novamente deles. Só então começaram a se levantar das arquibancadas. Quem disse que não existe público de teatro em Roraima? Esse evento mostrou que a FETEARR, que tem apenas um ano de existência, chegou com tudo e que ainda tem muito mais pra mostrar.
No sábado, 29, se apresentaram os Grupos Locombia, Reverbel(que é do municÃpio de São João da Baliza), Grupo Criart, Grupo Malandro é o Gato, Grupo Teo Artes e o Taylor. Neste dia, a maioria dos grupos apresentaram trabalhos de criação própria. Algus dos grupos ainda em processo de formação e sem uma linguagem definida. Acredito que esse foi o diferencial nesta mostra.
No segundo dia, 30, se apresentaram os grupos Criart, Locombia, Cia. Arteatro, A Bruxa Tá Solta, Teo Artes, Reverbel, Taylor, Amantes das Artes e a Cia. do Lavrado. Cenas de textos de autores consagrados como Mário Bortolotto e de autores regionais como Márcio Sergino e Chico Cardoso prenderam a atenção do público. Tivemos até uma trupe de clowns que arrancaram risadas deliciosas da platéia.
Essa I MOSTRA DE ESQUETES foi até agora a realização maior da FETEARR - Federação de Teatro de Roraima, que desde sua fundação vem realizando o Projeto BANQUETE TEATRAL, que leva cenas teatrais às praças de Boa Vista. Tudo isso com recursos próprios, material técnico dos grupos, uma vontade imensa e apaixonada de fazer teatro e um grande apoio de divulgação do Jornal Roraima Hoje. A população deste estado já está se acostumando a ouvir falar da FETEARR e no fim do ano pretendemos alcançar nossa meta maior: realizar o I FESTIVAL DE TEATRO DE RORAIMA. Isso, para um estado que não possui uma Secretaria de Cultura e onde os recursos destinados à mesma são desviados e investidos em festas para concentração da massa populacional. Estamos reescrevendo sim, quero dizer, escrevendo a história do teatro neste estado. E a I MOSTRA DE ESQUETES nos provou que estamos no caminho certo.
Vida longa ao teatro em Roraima!
Oi Marcelo, que bom que deu tempo de complementar e colocar essas fotos das outras esquetes. Parabéns para o trabalho da Federação, quem sabe o bom exemplo não acaba inspirando a criação da secretaria de cultura?
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 3/4/2008 19:34
É verdade, Helena, estamos fazendo a nossa parte. E em breve estaremos com ações mais direcionadas à s reinvindicações da classe. Com a FETEARR em evidência vai ser mais difÃcil do poder público não direcionar a verba de forma mais igualitária para a cultura no estado.
beijos
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!